Além de aperitivo, uma boa cachaça pode estar presente em todo o decorrer de uma refeição

Além de aperitivo, uma boa cachaça pode estar presente em todo o decorrer de uma refeição

Todo brasileiro adora uma boa comida. Se for mineira então… Adeptos de todo o país se deliciam-se com as maravilhosas combinações culinárias de origem da nossa terrinha, as Minas Gerais. Com isso, bons restaurantes, de todo o país, oferecem uma carta de cachaças das mais variadas regiões, tipos de envelhecimento e marcas.

Hoje, a cachaça não é mais apreciada APENAS como aperitivo antes de certos pratos, mas, também, em todo o curso de uma refeição, passando pela entrada, prato principal, sobremesa, além de cafés e/ou chás.

Uma cachaça produzida com processos rigorosos, como a Bocaina, pode ser apreciada em todos esses momentos.

É importante lembrar, que as sensações causadas pela comida, também devem ser observadas, ou seja, os diferentes tipos de pratos pedem diferentes tipos de cachaças. Pesquisamos e selecionamos algumas dicas para a combinação ideal para você se deliciar!

Aperitivos

Caldinhos, ostras ao limão, canapés de salmão e torresmo frito harmonizam com cachaça branca, leve, ligeiramente ácida e resfriada.

Caipirinha ou batidas de frutas poderão ser servidas nessa fase da refeição.

Entradas

Saladas, vinagrete de frutos do mar e sopas combinam com cachaças brancas, de médio corpo e com média acidez, levemente resfriadas.

Primeiro prato

Peixe, camarão, lagostas, risotos, bacalhau e aves harmonizam com cachaças brancas mais encorpadas e de baixa acidez, servidas na temperatura ambiente.

Prato principal

Carnes vermelhas, assados, cozido e feijoada combinam com cachaças envelhecidas, aromáticas, e de corpo leve, servidas na temperatura ambiente.

Sobremesas

Doces, bolos, tortas, sorvetes, salada de frutas, queijos e frutas harmonizam com cachaças envelhecidas, frutadas e de médio corpo, servidas na temperatura ambiente.

Digestivos

Café e chás combinam com cachaças encorpadas, envelhecidas em madeira que lhes confere fortes notas de especiarias e riqueza de aromas. Licores de cachaça também poderão ser servidos.

___
Referências
Blog Alambique da Cachaça
Wikipedia

HETO Consultoria
helder.heto@gmail.com

HETO Comunicação Inteligente é uma agência de publicidade e marketing que presta serviços de consultoria e assessoria em marketing e comunicação de forma estratégica e planejada, ou seja, de forma inteligente. Foi fundada em 2015 pelo publicitário Helder Tobias, com o desejo de colocar em prática todos os seus conhecimentos e assim ajudar empresas e pessoas a alcançarem seus objetivos estratégicos de mercado.